consultor-de-marketing-digitalA melhor opção para se conquistar novos clientes e ter um relacionamento duradouro e fidelizado, passa pelo consultor de Marketing Digital e Mídias Sociais. Com o acesso mais fácil às tecnologias atualmente, todos estão interagindo, comentando, avaliando e fazendo suas compras no mundo digital.

Nos dias atuais a internet se tornou um importante canal de comunicação e de comercialização de serviços, e com um número muito maior e crescente de usuários nessa mídia, as empresas tem procurado  esse novo canal para atingir um número cada vez maior de clientes, tanto com suas mensagens publicitárias, como também com seus canais de comercialização e suas lojas virtuais.

Por esse motivo o Marketing Digital e as Mídias Sociais tem sido cada vez mais utilizados no ambiente empresarial. O grande problema é que a maior parte das empresas não sabe como utilizar ou utiliza da forma errada. Quando se faz uma estratégia de marketing errada você não perde só o dinheiro utilizado naquela estratégia, mas perde tamém tudo aquilo que você deixou de ganhar em vendas e em faturamento.

Na web esse impacto pode ser ainda maior. Se você não faz um planejamento adequado das suas ações e cria uma campanha que de alguma forma possa ser polêmica ou mal interpretada, os reflexos negativos para  a sua marca podem acabar com o seu negócio. Existem cases de empresas que fizeram suas ações  erradas e chegaram a quebrar na internet .

Um outro problema com o marketing digital é que ele ainda é mal interpretado pelas pessoas, existindo uma confusão entre marketing e publicidade. As duas coisas são extremamente importantes, porém são disciplinas complementares, mas diferentes. Publicidade é tornar algo público, por meio de propaganda, da comunicação e de outras estratégias que divulguem a sua marca ou o seu produto. O marketing é uma estratégia comercial, ou seja, você pode fazer marketing sem fazer absolutamente nada de publicidade.

Existem muitas empresas que até hoje não tem um departamento de marketing e nunca tiveram uma agência de publicidade.

 

Consultor de Marketing é estratégia

Algumas definições de marketing:

“Marketing envolve toda a vida do produto ou serviço, desde o momento em que ele é uma simples ideia até o consumo, e a pós-venda. Visa-se otimizar os lucros de uma empresa, de modo a assegurar a sua sobrevivência e expansão”. Associação Brasileira de Marketing e Negócios.

Nessa definição entendemos que o marketing precisa estar presente desde o início da ideia do produto, e isso vai acontecer através de pesquisas que ajudarão a decidir a melhor forma de desenvolver esse produto e colocá-lo no mercado, mas essa definição também nos mostra que o marketing está presente durante o consumo, ou seja, durante o processo de venda e no pós venda, no relacionamento com o cliente e que o objetivo do marketing é gerar lucro de modo a assegurar a sobrevivência e a expansão de uma empresa.

A maior responsabilidade social de uma empresa é gerar lucro, porque sem o lucro a empresa precisa demitir funcionários ou não vai contratar novos, não vai investir na área social, nem na área ambiental, não vai fazer creches para os filhos dos funcionários, não vai investir em projetos sociais na comunidade, não vai direcionar parte da sua verba para projetos culturais. Enfim, sem lucro as empresas não só não sobrevivem como não podem investir socialmente e ambientalmente.

Ter lucro não é uma coisa negativa como muitos ainda consideram e esse é o objetivo do marketing, gerar estratégias que gerem lucro para a sua empresa e para isso desenvolvemos um projeto adequado para cada empresa.

Segundo a definição da American Marketing Association “Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar, agregar valor e administrar o relacionamento com o cliente, de tal modo que beneficie a organização e seus stakeholders”.

Essa definição é ainda mais completa, pois ela leva em consideração desde o momento da criação do produto, das estratégias para agregar valor, ou seja, fazer com que o seu consumidor perceba o valor que está além do preço do produto, e com isso deseje comprá-lo, e administrar a relação com o cliente, desde o momento da venda até o pós-venda. Por fim, essa definição também contempla a lucratividade da empresa, pois a estratégia de marketing precisa beneficiar  tanto a organização quanto os seus stakeholders, que são todos os públicos de relacionamento da sua empresa: clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, órgãos públicos, órgãos não governamentais, entre outros.

Mas essa definição ainda fala que o marketing é função organizacional em que todas as pessoas da organização precisam participar ou do planejamento ou da execução das estratégias de marketing.

Em Marketing Digital isso é muito importante, pois tudo o que os seus funcionários, seus colaboradores, seus fornecedores e até mesmo o que os seus clientes falam nas mídias sociais sobre os seus produtos e os seus serviços podem impactar positivamente ou negativamente nos seus negócios. Portanto, no momento do planejamento de marketing você precisa pensar em todos esses stakeholders, todos os públicos de relacionamento da sua empresa.

Isso já acontece desde o início do marketing. Porém, no Marketing Digital muita coisa mudou, as mídias são diferentes e o poder passou da empresa, da agência ou do veículo de mídia para as mãos dos consumidores. Hoje os usuários tem o poder de comunicar e fazer a sua empresa se transformar em um sucesso ou um fracasso.

Espero ter esclarecido a importância do Marketing Digital para a sua empresa: gerar resultados.

Um grande abraço e até a próxima.

 

Para contratar um Consultor de Marketing Digital e Mídias Socias em Osasco e aumentar as sua vendas, ligue (11) 4557-6936 ou adicione no skype: estudiolucmarc.

Marcos Barona é Consultor de Marketing Digital e Expert em Vendas Online. É sócio do Estúdio LucMarc, onde desenvolve também, há mais de 15 anos, projetos de design gráfico e web.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *