o-uso-do-benchmarking

Uma das estratégias muito utilizada hoje na área de gestão empresarial é o benchmarking. Definindo o que é benchmarking, podemos dizer que ele é a busca das melhores práticas, de ideias inovadoras e de procedimentos mais eficazes que conduzam a um desempenho superior. Simplificando, ele é o estudo das melhores práticas do mercado para desenvolver novas estratégias  ou para comparar as práticas que já são utilizadas na sua empresa.

Para fazer benchmarking você precisa analisar o que os seus concorrentes estão fazendo, ou o que aquelas empresas que são referência no mercado em que você atua estão fazendo. Então você vai descobrir como fazer igual ou melhor para melhorar os processos da sua empresa.

Existe um ditado na área de gestão que diz “copiar não é feio, feio é ser o último a copiar”. Isso significa que todas as estratégias de sucesso, todos os produtos de sucesso, uma hora ou outra vão ser copiados. A questão é que você nâo copia totalmente uma estratégia ou um produto, até porque isso é ilegal, é óbvio. Mas esse não é o principal motivo, a questão é que as empresas buscam por inovação. Por exemplo, quando se lançou o smarthphone a empresa concorrente começou a pensar como poderia fazer esse smarthphone melhor, mais útil, mais desejável e até mais barato. O produto continua sendo um smarthphone, mas o produto final é outro, mesmo aquele smarthphone inicial tenha sido usado para estudos.

Em campanhas de marketing nós fazemos exatamente a mesma coisa. Existe também aquela famosa frase de Lavoisier “que na natureza nada se cria, tudo se transforma”. No marketing também.

Para desenvolver boas estratégias de marketing digital é importante estar atento a tudo o que está acontecendo no mercado, e não é preciso necessariamente se basear em outras estratégias de marketing. Pode-se basear no cotidiano, no hábito das pessoas, no que está acontecendo na mídia, na tv, ou na cultura popular. O importante é que quando você se baseia numa estratégia que já existe, ela já foi testada e aprovada. Com isso, as chances da sua estratégia dar certo são muito maiores. O risco e o custo de desenvolvimento são muito menores.

Porém, é importante inovar, melhorar e surpreender. Fazer benchmarking não é plagiar. Fazer benchmarking é estudar o que deu certo e fazer melhor que o concorrente. Vou usar como exemplo uma fanpage no facebook. Analise todos os seus principais concorrentes ou aquelas empresas que são referência na área. Em uma estratégia de marketing digital não usamos apenas o que o concorrente está fazendo, até porque algumas vezes os nossos concorrentes estão piores que nós. Pense quais são aquelas fanpages de maiores sucessos, com maior número de compartilhamento, com maior engajamento de fãs, com maior número de pessoas curtindo e comentando as postagens. Em seguida, analise postagem por postagem e conclua porque ela faz tanto sucesso, porque as pessoas curtiram e compartilharam tantas vezes.

Outro ponto importante no benchmarking é entender o que funciona e o que não funciona numa estratégia de marketing digital. Analise também aquelas estratégias que não deram certo e que tiveram uma repercussão negativa e tente entender através dos comentários dos participanetes, dos usuários, porque aquilo não funcionou, o que as pessoas não gostaram naquela postagem ou naquela estratégia de marketing digital, seja ela em qualquer mídia: emal marketing, vídeo, twitter, uma postagem no blog etc.

Compreenda o que funciona e o que não funciona. Assim você vai minimizar os erros das suas estratégias. Dizem que a melhor forma de aprender é com os erros e com os acertos dos outros. De uma forma resumida, é isso o que o benchmarking faz.

Coloque em prática o benchmarking da seguinte maneira: faça uma relação dos seus principais concorrentes, uma relação das empresas que estão fazendo sucesso em sua área e acompanhe suas ações de marketing digital diariamente. Comece a seguí-las nas redes sociais, curta sua fanpage no facebook, siga suas publicações no twitter, instagram e outros, acompanhe o seu blog, receba o seu email marketing. Fique atento ao que eles estão utilizando como estratégia e faça uma análise crítica de quais os resultados dessa estratégia.

Essa é uma das melhores formas de aprender novas estratégias, e você terá muitas ideias para aplicar na sua empresa e inovar no seu marketing digital.

 

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Marcos Barona é Consultor de Marketing Digital e Expert em Vendas Online. É sócio do Estúdio LucMarc, onde desenvolve também, há mais de 15 anos, projetos de design gráfico e web.

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