Nesse artigo vou falar para que você aprenda como melhorar os resultados das campanhas e como conseguir mais tráfego no twitter. Você já pensou quanto tempo um link publicado no twitter continua gerando resultados? Ou qual o melhor horário para se publicar suas postagens?

Vamos analisar 2 estudos: um feito pela ferramenta de monitoramento scup, que demonstra através de um relatório quais os melhores horários para você postar no twitter. O outro estudo foi feito pelo encurtador de urls bit.ly, que demonstra quanto tempo um tweet continua fazendo efeito.

Nesse segundo estudo feito pelo bit.ly o resultado foi que um tweet continua sendo visualizado em média por 2,8 horas após a sua publicação. Porém os picos de acessos acontece nos 10 primeiros minutos. Isso é uma média global de todas as pessoas que utilizam esse encurtador, inclusive perfis bastante conhecidos que recebem muitos retweets e tem milhares de seguidores.

Esse número na verdade pode variar muito e dependendo da mensagem postada, pode ser de apenas alguns segundos. Vamos ver como isso acontece diretamente no twitter.

timeline-do-twitter

Essa é a timeline do twitter. Toda vez que alguma pessoa que você segue faz uma postagem de um tweet, ela aparece nessa área circundada de vermelho. Perceba que na área demarcada em azul, onde marca o tempo das postagens, o intervalo é curto.

Veja que eu sigo 368 perfis, mas eles não estão ao mesmo tempo publicando alguma coisa. Mesmo assim, percebemos um intervalo de tempo muito curto entre uma postagem e outra

O número de postagens aumenta em horários de pico e quanto maior o número de pessoas que você segue, maior o número de postagens e menor o intervalo de tempo. Desta forma, um tweet que tenha sido publicado há meia hora atrás não seja mais visualizado.

Um usuário tem o hábito de dar uma primeira olhada logo ao entrar no twitter em sua timeline e visualizar as primerias postagens. Se algo interessar, ele clica no link e será redirecionado para aquele site ou blog para ler a notícia que chamou a sua atenção.

Ao voltar ao seu perfil do twitter, alguns minutos se passaram e novas postagens surgiram na timeline, e aquela publicada há uma hora ficou mais para baixo. Por esse motivo um tweet publicado não dura muito tempo, ao menos que ele seja retweetado pelos seus seguidores ou que você volte a twitar em sua timeline.

Uma estratégia que algumas pessoas utilizam é estabelecer um intervalo de tempo para publicar o mesmo tweet várias vezes ao dia ou até mesmo durante a semana, isso porque os usuários não ficam conectados o dia todo no twitter e por esse motivo, quando você twitar novamente a mesma notícia, ela será visualizada por novas pessoas.

Coincidentemente alguns dos seus usuários podem receber a mensagem mais de uma vez, mas pode acontecer que na primeira vez não tivessem nem prestado atenção e desta vez resolvem clicar e acessar. Dessa forma, repetindo essa mensagem várias vezes, terá uma maior probabilidade de atingir o público que segue você em seu perfil.

 

Outra técnica interessante

Existe outra técnica muito interessante que é a de retwitar quando as pessoas twitam o seu link. Por exemplo, uma pessoa clicou no link do meu tweet e acessou o meu site. No site ela pode ter clicado no botão de compartilhar. Através do monitoramento eu identifiquei essa postagem e nesse momento eu clico em retwitar, e agora todos os meus seguidores receberam a mensagem twitada por ela. Isso faz com que eu não fique aparecendo toda hora na timeline dos meus seguidores, o que pode ser um pouco incômodo, mas as pessoas continuam recebendo links que levam ao meu site.

Outra vantagem de retwitar é que gera credibilidade entre os seus seguidores, pois as pessoas percebem que tem muita gente twittando os conteúdos publicados em seu site ou blog. Isso acaba estimulando as pessoas twitarem também porque o seu perfil começa a se tornar popular.

Além disso, você conquista outras pessoas que vão ajudar no seu processo de comunicação, porque elas também querem ser visualizadas pelos seus usuários.

No caso de um usuário que tenha milhares de seguidores retwitar uma postagem de outra pessoa que tenha poucos seguidores, ela pode ser vista por grande parte dos milhares de seguidores. Isso a estimula retwitar muitos conteúdos publicados, ou entrar no site e fazer isso espontaneamente clicando nos links de compartilhamento. Com isso, os milhares de seguidores receberão os retweets sem que se fique retwitando o dia todo.

Essa técnica é muito importante em dias que não se tem muito para twitar ou fazer um planejamento e deixar isso programado. Então em alguns momentos do dia, através de um smartphone ou tablet, se acessa o twitter e faz uma busca para identificar quem está compartilhando no twitter conteúdos do seu site, e aí apenas se clica em retwitar.

Dessa forma, se alimenta o perfil com conteúdo de qualidade que redireciona para o seu site. Para fazer essa busca é muito simples: acesse a área de busca do twitter e digite o nome do seu site. Com isso o twitter vai dar o resultado com todas as postagens que tenham essa palavra chave, ou seja, do meu site, inclusive se ela estiver dentro dos links encurtados.

Assim se consegue encontrar as pessoas que estão twitando ou retwitando conteúdos do seu perfil e aproveitar isso na sua estratégia de comunicação.

Fazendo isso, você terá bons resultados com toda a certeza, pois tenho feito no meu e tem sido ótimo. Quando uma pessoa está falando sobre um assunto, estimula que mais pessoas falem sobre ele, tornando o seu perfil cada vez mais popular, estimulando os seguidores daquela pessoa que twitou, seguirem você também.

 

Os melhores horários para twitar

Veja no infográfico o volume total de tweetes por dia da semana.

infográfico-melhores-dias-para-twitar

Esse gráfico representa o número de tweets monitorados pelo scup em todos os dias da semana. Por exemplo, a barra do domingo compreende a soma de todos os tweets coletados nas 24 horas de todos os domingos do ano, e o mesmo se aplica aos demais dias da semana. Desta forma, temos uma média geral do ano para saber quais são os dias mais acessados.

Perceba que a quinta-feira foi o dia com a maior média. Porém, entre segunda e sexta-feira os números são muito próximos. Sábados e domingos também tem números muito semelhantes, mas nos finais de semana os números chegam a ser 33% menor que nos dias da semana.

No segundo gráfico podemos ver o número de tweets por hora.

infografico-melhores-horarios-para-twitar

Percebemos que os números da semana são maiores que nos finais de semana, e o pico está entre as 13 e 17 horas. Posteriormente, entre as 20 e 22 horas temos um novo pico, menor que no horário comercial, mas muito interessante.

A atividade no twitter começa às 8 horas da manhã, tendo o seu pico matinal entre as 10 e 11 horas, caindo entre as 11 e 13 horas. Isso acontece por um motivo óbvio: a maior parte das pessoas utilizam as mídias sociais em horário comercial, em seu ambientes de trabalho, em seus escritórios.

Aquelas que não podem utilizar em horário comercial, utilizam quando voltam para casa, e por isso a existência de um novo pico entre as 20 e 22 horas.

Veja nesse gráfico a média de postagens feitas em um dia da semana, em cada horário.

 melhores-dias-da-semana-para-twitar

Assim podemos entender quais os horários de maior e de menor volume. Compreendendo isso, fica mais fácil programarmos as nossas ações no twitter. No domingo, por exemplo, o menor volume está entre as 4 e as 7 da manhã, e o maior volume está entre as 20 e 22 horas. Já na segunda-feira, o menor volume fica entre as 3 e 6 da manhã, e o pico entre as 14 e 17 horas. Isso se repete até a sexta-feira, sendo que o número de usuários na sexta é menor que na quinta.

 

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Marcos Barona é Consultor de Marketing Digital e Expert em Vendas Online. É sócio do Estúdio LucMarc, onde desenvolve também, há mais de 15 anos, projetos de design gráfico e web.

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