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Umas das principais dúvidas das empresas e dos profissionais de marketing é como fazer orçamento para campanha de marketing ser bem sucedida. Em primeiro lugar é impossível fazer um bom trabalho de marketing, seja ele tradicional ou digital, se você não estabelecer uma verba de marketing mensal.

É a partir dessa verba que você vai estabelecer quais as ações que podem ser feitas e quais as que não podem ser feitas. Não é possível fazer um bom planejamento de marketing sem saber o quanto se pode gastar.

Em geral, uma média muito utilizada para definir o orçamento de marketing é algo em torno de 3 a 5% do faturamento total da empresa. Esse número pode variar em determinados momentos. Vamos imaginar que você está lançando uma nova empresa ou lançando um novo produto no mercado. Nesse momento de lançamento esse orçamento pode ser maior. Se você quer gerar uma visibilidade maior para a sua empresa e nunca fez uma estratégia de marketing antes, pode determinar uma verba um pouco maior para esse momento específico.

Mas levaremos em consideração agora, para o nosso exemplo, uma empresa que já está estabilizada no mercado. Essa empresa já sabe qual é o seu faturamento, e por experiência de anos anteriores, ela tem uma noção de quanto vai faturar no próximo ano. Desta forma, é muito mais fácil definir um orçamento de marketing. Essa verba reservada para ações de marketing faz parte do orçamento total da sua empresa, ela precisa compor os custos totais da empresa e por isso já precisa estar prevista, porque a partir dos custos totais, que são a soma dos custos fixos mais os custos variáveis é que se consegue determinar a precificação exata do seu produto.

Se você determinou que o seu orçamento de marketing é de 5% e não tem um controle sobre isso, e começa a gastar em um mês 10% do orçamento, em outro 18%, outro 7%, no final das contas essa diferença foi retirada do seu lucro e como a lucratividade das empresas é cada vez menor, você acabará ficando inevitavelmente no prejuízo.

Então, o objetivo do profissional de marketing é investir no seu orçamento, dentro da sua capacidade de pagamento  em ações que deem um retorno efetivo, ou seja, uma conversão de vendas para que assim possam atingir suas metas de vendas mensais e ter um retorno sobre o seu investimento.

A responsabilidade do profissional de marketing é muito grande e ele precisa acompanhar a conversão de vendas para cada ação.

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