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Vantagem em investir em marketing digital

Investir na mídia correta é muito importante para a sua empresa ter o retorno que espera do investimento feito. Outra vantagem do investimento em marketing digital, em relação ao marketing tradicional é o custo. Quando se investe em uma campanha de marketing tradicional, é preciso pagar uma proporção de custo por mil, ou seja, faz-se uma campanha em um canal de tv e, teoricamente, existem 1 milhão de pessoas assistindo aquele canal naquele horário. O custo dessa mídia vai ser proporcional ao impacto de 1 milhão de pessoas.

Porém, o que nos garante que nesse momento que a propaganda está passando essas pessoas realmente estão assistindo? Da porcentagem das pessoas que realmente prestaram atenção naquele momento, quantas dessas pessoas tem o perfil do meu público alvo? Quantas dessas pessoas tem disposição para pagar pelo meu produto? E quantas delas sairão da frente da tv para ir ao site efetuar a compra, ou mesmo se lembrar de ir à loja física posteriormente?

Cada vez mais eu vou afunilando o meu público e no final eu paguei por 1 milhão de pessoas para visualizar a minha divulgação e algumas poucas dessas pessoas se interessaram pelo produto e foram até a loja e compraram.

Agora vamos imaginar o processo de compra na internet. Estou navegando na web e vejo uma divulgação, seja ela por um link patrocinado, por um banner em um site, ou uma matéria em um portal que fala sobre o lançamento desse novo aparelho de tv.

Aquilo gera, no momento certo, o desejo de compra. Esse anúncio só apareceu porque estava navegando num veículo de comunicação, ou em um portal ou site que tem as características direcionadas para o meu perfil de público-alvo, ou então por estar fazendo uma pesquisa em um mecanismo de busca por algo relacionado a esta tv. Pode até ser possível que a busca era por um aparelho de tv.

O anúncio foi totalmente direcionado para mim. Ao clicar eu entro no site que vende esse aparelho de tv e naquele momento que há o desejo de compra e o impulso de comprar, basta um clique para concretizar esta compra. O custo dessa propaganda, dessa divulgação foi muito baixo, porque ele foi direcionado, atingiu apenas o público-alvo desejado e o anunciante pagou apenas por quem clicou.

É lógico que nem todas as pessoas que clicaram no anúncio vão comprar esse produto, mas perceba como o funil é muito menor, e o alcance dessa divulgação é muito maior proporcionalmente que qualquer outra mídia tradicional.

Empresas que tem um grande faturamento e que tem uma grande verba de marketing, como montadoras de automóveis, fábricas de refrigerante, produtos de consumo em geral, não vão deixar de utilizar as mídias de massa. Essas empresas vão usar a internet como mais um canal de comunicação dentro do seu mix.

Porém, empresas pequenas como essa que dei no exemplo precisam de uma alternativa, e não tem condições financeiras para investir na mídia de massa, no marketing tradicional. Para essas empresas a internet é praticamente a única opção.

 

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Marcos Barona é Consultor de Marketing Digital e Expert em Vendas Online. É sócio do Estúdio LucMarc, onde desenvolve também, há mais de 15 anos, projetos de design gráfico e web.

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