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Existem alguns segredos de como fazer seu cliente virar fã da sua empresa. Um desses segredos é que estamos em um cenário com muitos profissionais fazendo os mesmos serviços e atuando de forma similar.

Então, onde podemos nos diferenciar? Por meio da experiência de compra do cliente. Esse deve ser o seu grande diferencial competitivo. Neste quesito existem duas palavras essenciais e mágicas: customização e personalização.

Precisamos mudar o modo de ver o nosso cliente e entender que cada cliente é único, e quando você oferece customização, aí entra na briga pelo preço.

Segundo estudos, a indiferença no atendimento é responsável por 66% dos motivos que um cliente tem para não consumir mais um produto ou serviço.

 

Trabalho só pelo dinheiro

Outro quesito que faz a diferença é que não devemos trabalhar só pelo dinheiro. Precisamos amar e ter paixão pelo que fazemos, senão vai ficar muito difícil de vender. É preciso ter entusiasmo e amar os seus clientes, e se não houver isso, caia fora.

Você deve descobrir essa paixão perguntado a si mesmo sobre o que você é apaixonado por fazer, e depois faça uma pesquisa junto ao mercado se existe cliente que pagaria pelo seu serviço ou produto. Feito isso, tenha foco.

Identifique quem são os seus possíveis clientes e o que procuram. Ouça-os, faça pesquisas, demonstre interesse ouvindo muito e falando pouco, faça as perguntas certas e use a linguagem corporal.

Quem quer ser um bom vendedor precisa ensaiar antes de abordar o seu cliente. Steve Jobs ensaiava 70 horas para fazer apresentação de 40 minutos sobre produtos. Na comunicação em vendas, 7% da comunicação são as palavras, 38% voz e alternância vocal e 55% linguagem corporal.

 

Servir o cliente

Umas das técnicas para melhorar a ação da venda é mostrar o seu produto com a palma da mão aberta, e não apontando o produto com o dedo indicador. Vender é servir, é ajudar. Quando o trabalho é bem feito, o lucro acompanha.

Busque sempre e incansavelmente superar as expectativas e prestar atenção aos detalhes. Se você for capaz de entregar um trabalho ou um produto em 15 dias, diga que precisa de 20. Ao terminar em menos tempo você terá superado as expectativas, e entregará ao seu cliente muito mais do que ele espera.

Ainda trabalhando a ideia de superar as expectativas, você precisa sempre exceder o padrão, se atentar aos detalhes e enviar sempre que possível mensagens subliminares, que deem valor ao seu cliente.

Desenvolva as 9 atitudes de encantamento necessárias para se obter sucesso: preparação, cortesia e pró-atividade, entusiasmo e paixão, comunicação, relacionamento, comprometimento e trabalho em elenco.

Transformando os seus clientes em fãs, estes venderão o seu produto sem você pagar nada. Se o cliente tem uma experiência muito boa com um serviço ou produto, ele vai fazer propaganda gratuita.

Por fim, o entendimento é mais importante do que o atendimento. Tenha fãs, porque quem tem cliente é seu concorrente.

 

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Marcos Barona é Consultor de Marketing Digital e Expert em Vendas Online. É sócio do Estúdio LucMarc, onde desenvolve também, há mais de 15 anos, projetos de design gráfico e web.

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