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Vamos falar sobre como usar as mídias sociais como ferramenta de marketing para a sua empresa, para o seu empreendimento. Não é mais novidade para ninguém o poder das mídias sociais como uma ferramenta de comunicação, mas muitas empresas ainda são resistentes ou ainda não sabem como utilizar essa ferramenta no marketing da sua empresa, ou mesmo como uma ferramenta de comunicação ou de interação com os seus usuários.

Hoje é muito difícil uma pessoa que utilize a internet e que não utilize alguma mídia social. Posso arriscar a dizer que 100% das pessoas que estão na internet utilizam as mídias sociais, mesmo sem saber que estão utilizando. Isso pode acontecer por que as pessoas não sabem o que são mídias sociais.

 

Diferenças entre Mídias Socias e Redes Sociais

Vamos falar sobre as diferenças entre mídias e redes sociais.

 

Mídias Socias

Serviços de web que permitem que o usuário crie um perfil, adicione amigos, interaja com os demais usuários, crie e compartilhe conteúdo em forma de textos, vídeo, áudio ou imagem.

Portanto, mídia social é um conceito mais amplo, envolve uma série de ferramentas. Por exemplo, o youtube é uma mídia social, onde você pode publicar os seus vídeos, comentar os vídeos de outras pessoas, interagir com outras pessoas, se cadastrar em um canal e ainda pode compartilhar esses vídeos. Enfim, é uma mídia e é social porque através dela é possível todas essas formas de interação.

Quem conhece por exemplo o slideshare, que é uma ferramenta onde as pessoas disponibilizam apresentações em powerpoint ou em pdf. Muitos professores, empresas de treinamento, profissionais que querem mostrar o seu serviço, entre outros, utilizam essa mídia social. O slideshare também é uma mídia social onde você pode fazer comentários, publicar conteúdo abertamente, compartilhar os conteúdos em seu site ou blog.

Por falar em blog, o wordpress e o blogger são as principais plataformas para desenvolvimento de blogs, e também são mídias sociais. Então, se você já acessou algum blog, leu seu conteúdo, achou interessante e compartilhou com os amigos ou fez algum comentário numa postagem, mesmo sem saber, você acabou participando de uma mídia social.

 

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Redes Sociais

Entre as mídias sociais, temos as redes sociais, ou as chamadas redes de relacionamento. Podemos citar algumas, sendo que a principal é o Facebook, depois temos o linkedin, o google plus ou google+, o desaparecido Orkut, e muitas outras.

Essas são as chamadas redes sociais horizontais. Porquê horizontais? Por que qualquer pessoa pode entrar, criar o seu perfil, convidar os seus amigos e fazer relacionamento, publicar conteúdo, comentar e compartilhar conteúdo, mas o principal é que você está ali para se relacionar com outras pessoas e é isso que transforma esses sites em redes de relacionamento e por isso são chamados de redes sociais.

As redes sociais não foram inventadas para o marketing, elas foram criadas para que as pessoas pudessem fazer relacionamento, como o próprio nome diz. Quem já viu o filme do facebook ou já leu o livro vai constatar que o Mark Zuckerberg criou esse site com o objetivo de estabelecer o relacionamento entre os alunos de Harvard, e não tinha o objetivo comercial que veio só depois, quando os investidores se interessaram por essa ferramenta e começaram a investir dinheiro nela.

Com o crescimento das mídias sociais, um número cada vez maior de empresas começou a se interessar em participar para poder divulgar os seus produtos e serviços, ou simplesmente interagir com as pessoas.

Muita gente pergunta: PORQUE A MINHA EMPRESA PRECISA ESTAR NAS MÍDIAS SOCIAIS? Em primeiro lugar porque as elas são excelentes canais de comunicação e comercialização de produtos e serviços de qualquer natureza e de qualquer setor. Em segundo lugar, as pessoas hoje estão mais presentes nas mídias sociais do que nas mídias tradicionais.

Algumas mídias sociais como youtube ou facebook tem mais audiência hoje do que canais tradicionais de televisão, e com a popularização dos smartphones e tablets, as pessoas ficam conectadas quase 24 horas por dia. Parece um exagero falar isso, mas é verdade. Esses aparelhos ficam próximos a você durante todo o dia e noite e podem ser utilizados em qualquer lugar.

Vamos supor que a sua empresa considere que o seu produto não é adequado para ser divulgado nas mídias sociais, por um motivo ou outro. Por uma decisão gerencial qualquer se opta por não participar das mídias sociais ativamente. Mesmo assim as pessoas estão lá, falando sobre o seu produto e sobre o seu serviço. Por isso você também precisa estar lá, para se defender ou para saber o que as pessoas estão falando, para utilizar isso nas suas estratégias.

Veja para quantas coisas as mídias sociais podem servir para a sua empresa. Além da comunicação e da comercialização de produtos e serviços, ainda podemos monitorar e saber o que as pessoas estão falando sobre a sua empresa e sobre os seus concorrentes, entender melhor a cabeça do consumidor e ter a melhor pesquisa de mercado possível, utilizando isso para conquistar um mercado cada vez maior.

 

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Gerenciamento de crises nas Mídias Sociais

As mídias sociais também podem ser usadas para o gerenciamento de crises. É cada vez mais comum o uso das redes sociais por consumidores insatisfeitos ou que se sintam de alguma forma lesados ou prejudicados por algum motivo. Esses consumidores hoje não vão mais procurar os órgãos governamentais ou a própria empresa. Eles entram nas redes sociais e botam a boca no mundo, e se a empresa não acompanhar e tomar alguma atitude e não resolver o problema do cliente, ela terá sérios problemas de imagem. Um único consumidor insatisfeito, falando mal da sua empresa pode atingir milhares de pessoas.

 

O uso correto das Mídias Sociais

Utilizar corretamente as mídias sociais da maneira correta pode trazer grandes resultados para a sua empresa. Eu falo isso com muita experiência, onde utilizo há muitos anos como veículo principal de comunicação e de vendas dos meus produtos e serviços, e com muito sucesso.

Não importa com o que você trabalhe, mas será um grande canal para comunicar e para vender.

Porém, é preciso fazer da maneira correta. É preciso produzir conteúdos de qualidade, com profissional capacitado para gerenciar essa mídia social, mesmo que seja você mesmo. Também é necessário fazer um planejamento de ações, o atendimento correto aos seus usuários, análise de riscos das campanhas que você vai promover na web, gerenciamento de possíveis crises que possam acontecer, e como definir aquela mídia social que se adapta melhor para o seu perfil de produto ou serviço.

Ouvimos muito dizer que tempo é dinheiro, e é verdade. Não podemos desperdiçar tempo em mídias sociais que não tragam resultado. Por isso é necessário fazer uma pesquisa de quais são as adequadas e quais geram melhor resultado nesse momento em que você está desenvolvendo ações. Identificar onde está o seu público alvo e em quais mídias eles estão.

 

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Marcos Barona é Consultor de Marketing Digital e Expert em Vendas Online. É sócio do Estúdio LucMarc, onde desenvolve também, há mais de 15 anos, projetos de design gráfico e web.

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