campanhas-de-marketing-digital-e-midias-sociasTodo o qualquer projeto necessita de um bom planejamento para ter sucesso. Isso todos sabem! Ao desenvolver campanhas de marketing digital e em mídias sociais não se tem os resultados esperados simplesmente por falta de planejamento. Isso acontece porque muitas vezes as empresas e profissionais desconhecem uma metodologia adequada para fazer isso.

É muito comum que os profissionais dessa área se preocupem com a criatividade da ação e com o alcance dela, mas esquece muitas vezes de analisar os seus custos, de analisar os seus riscos, a equipe envolvida no processo, o cronograma do projeto e até mesmo os objetivos, ou seja, o que eu quero alcançar, o que eu pretendo conseguir com essa campanha. Como consultor de marketing digital, eu e minha equipe recebemos uma demanda muito grande de projetos e muitos desses projetos não passam de boas ideias, mas muitas vezes são difíceis de serem aplicados, ou quando são analisados de uma forma mais fria, não são viáveis ou realmente interessantes.

Então, para filtrar todos os projetos que recebemos e garantir o sucesso das ações que desenvolvemos para os nossos clientes, eu acabei desenvolvendo uma metodologia baseada em gestão de projetos. Seguindo esse método, é muito mais fácil minimizar os riscos, os erros e conseguir atingir os resultados esperados. Com o tempo conseguimos melhorar cada vez mais os resultados.

 

Plano de ações de marketing digital

  1. Qual o objetivo do projeto;
  2. Definição do público alvo e abrangência;
  3. Briefing do projeto;
  4. Indicadores de resultados;
  5. Possíveis riscos para o projeto e as ações para minimizar esses riscos;
  6. Definição das mídias que serão utilizadas;
  7. Cronograma de ações;
  8. Recursos necessários.

Essas ações podem ser utilizadas para qualquer campanha de marketing digital ou mídias sociais, o lançamento de um novo site, uma campanha de email marketing, o projeto para lançamento de um produto, uma ação nas mídias sociais, enfim, qualquer tipo de ação para um projeto de web.

Veja que muitas dessas campanhas não acontecerão apenas uma vez. Essa campanha será feita esse mês, e no próximo mês ela deve ser repetida ou feita uma nova. Ainda é possível que dentro do mês seja feita uma campanha a mais.

O interessante é que esse plano de ações pode ser visualizado a qualquer momento por um novo sócio que entre na empresa, ou um funcionário que venha a integrar a equipe. Basta ele ler o plano de ações e ficar totalmente por dentro de tudo o que está sendo feito.

Todas as campanhas desenvolvidas e finalizadas devem ser arquivadas e analisadas posteriormente, para que seja visto o que foi colocado em prática, qual o resultado alcançado e até se essa mesma campanha pode ser usada novamente, o que quase sempre é possível.

 

Planejando um cronograma de ações de marketing digital

É importante ter uma ferramenta para organizar  essas ações que foram planejadas. Você precisará fazer um planejamento para cada tipo de ação. Por exemplo: você vai fazer o planejamento de lançamento do seu site, do seu blog ou do seu ecommerce, e para isso vai fazer uma campanha no facebook e uma campanha de anúncios patrocinados no google adwords, ou até mesmo uma divulgação em blogs, sites e portais. Enfim, você teve que fazer vários planejamentos diferentes porque são ações diferentes.

Agora você precisa saber quando vai publicá-las, quando cada uma delas vai acontecer. Com esse cronograma em mãos fica muito fácil se organizar durante o mês e saber o que você tem que fazer cada dia.

Monte uma planilha como essa abaixo, onde você vai definir as mídias a serem trabalhadas (facebook, google adwords, blogs, sites e outros),  qual o tipo de campanha para cada mídia e o calendário para que cada campanha seja definida dia a dia.

tabela-de-acoes-de-marketing-digital

Espero ter ajudado nessa ideia de planejar as ações de marketing digital.

Até a próxima!

 

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Marcos Barona é Consultor de Marketing Digital e Expert em Vendas Online. É sócio do Estúdio LucMarc, onde desenvolve também, há mais de 15 anos, projetos de design gráfico e web.

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