melhorando-o-alcance-das-postagens-no-facebook

Como todos nós sabemos, o Facebook é uma empresa, e toda empresa precisa ser lucrativa e fazer negócios. Para isso, o Facebook começou a mudar o seu algoritmo em 2012, fazendo com que o alcance das postagens orgânicas das fanpages tivessem um alcance menor, em torno de 16%, e em 2013 caiu ainda mais para algo em torno de 12 a 8%. Em 2014 esse alcance caiu para 2%. Com isso, se tornaria necessário que os usuários começassem a fazer mais anúncios para que seus produtos e serviços alcançassem um número maior de usuários.

 

Como fazer para resolver esse problema?

A primeira solução é pagando, fazendo anúncios patrocinados, que é exatamente o que o Facebook quer que você faça. A segunda solução é aumentar o engajamento nas postagens, ou seja, toda vez que alguém curtir, comentar ou compartilhar sua postagem, o alcance aumentará um pouquinho. Se você publicou e alcançou 300 pessoas e alguém foi lá e compartilhou a sua postagem, esse alcance pode chegar a 500 ou 600 pessoas. Se alguém curtir também aumenta mais um pouco.

Portanto, enquanto existir algum tipo de interação nessa postagem o alcance vai aumentando gradualmente. Infelizmente não chegará aos números que alcançava no passado, mas vai melhorar e ter um resultado muito melhor do que se você não tiver interação.

 

Segredo para gerar interação

O próprio Facebook divulgou algumas sugestões.

Em primeiro lugar o algoritmo da Facebook é muito parecido com o algoritmo de otimização do Google. O objetivo dele é selecionar os melhores conteúdos em primeiro lugar e dar-lhes prioridade. O Facebook só saberá se um conteúdo é realmente bom através do engajamento dos usuários, das interações feitas nas suas postagens, pois não tem como ele simplesmente ler o seu conteúdo e estabelecer se aquilo é bom ou ruim.

Você precisa gerar engajamento com conteúdo original, exclusivo e relevante para os usuários, seja em forma de texto, imagem ou vídeo. Quanto mais interessante for o conteúdo para o seu usuário maior será o engajamento, e com isso, mais compartilhamentos, curtidas e comentários.

É por esse motivo que você precisa entender muito bem quem é o seu público alvo, com quem você está falando e quem você quer atingir. Quando você publica um assunto que é interessante para o seu público, essas pessoas que também conhecem outras pessoas  com o mesmo perfil delas vão compartilhar esse conteúdo e enviar para os seus amigos essa postagem, e mesmo que você alcance milhares de pessoas, acabará alcançando as pessoas corretas, aquelas que você quer realmente atingir com a sua mensagem, seja a divulgação de um produto ou serviço, seja um conteúdo institucional, ou um artigo ou notícia.

 

conteudo-original-e-exclusivo

Conteúdo original e exclusivo

Qual a importância desse conteúdo ser original e exclusivo? Simples, perceba que quando sai uma notícia muito interessante na mídia, todos os jornais e revistas repetem a mesma notícia em suas publicações?  O primeiro a publicar terá grandes resultados, mas do segundo em diante o índice de resultados vai caindo gradativamente, isso porque as pessoas já viram essa postagem na publicação anterior, e geralmente elas seguem mais uma fanpage quando está relacionada à sua área de interesse.

A exemplo do Google, o Facebook também começou a punir conteúdos repetitivos. Se um conteúdo foi publicado por outras fanpages que você segue, quando outra fizer a mesma publicação, provavelmente você não receberá essa postagem, porque você já recebeu da primeira.

O Facebook está filtrando esse conteúdo repetitivo para evitar que as pessoas recebam o conteúdo muitas vezes. Esse algoritmo ainda não é perfeito, e eu mesmo tenho recebido no meu feed de notícias diversas vezes a mesma publicação. Porém, isso já diminuiu bastante porque era bem pior e a tendência é que o Facebook melhore esse algoritmo cada vez mais, assim como o Google fez com os seus algoritmos.

Com o tempo, o conteúdo repetitivo vai desaparecer do feed de notícias.

Outro ponto importante é que quando você publica conteúdo exclusivo, original e relevante, os usuários tornam-se mais engajados e seus resultados melhoram muito, com um número maior de seguidores nas suas postagens.

Mas também existem outras situações. Ao publicar o mesmo link várias vezes na sua fanpage você alcançará pessoas diferentes e isso é uma boa notícia porque o Facebook não quer mostrar o conteúdo que você já postou para as mesmas pessoas que mostrou há poucos minutos atrás ou no dia anterior.

A questão é que se você começar a publicar repetidamente o mesmo link, o alcance diminuirá cada vez mais, pois o Facebook vai reconhê-lo como um spammer, isso quer dizer que ele achará que você está fazendo propaganda ou publicação abusiva de um conteúdo. Isso pode diminuir a relevância da sua fanpage e por consequência, diminuir o alcance de todas as suas postagens.

O mesmo vale para aquelas fotos do tipo SE VOCÊ GOSTOU CURTA E SE NÃO GOSTOU COMPARTILHE, entre outras postagens de baixa qualidade. Ele também está ranqueando a qualidade do conteúdo que você posta e determinando se elas terão alcance ou não.

 

Última dica

Além de fazer conteúdo relevante e interessante para o seu usuário, focado no seu público alvo, é possível patrocinar as suas postagens com pequenos valores. Eu tenho feito esses testes, por exemplo, e se eu quero alcançar 10 mil pessoas, eu coloco o valor de R$ 10,00, e tudo dependerá da seguimentação que você vai fazer do seu público.

Eu patrocino essa postagem com um pequeno valor, só para dar aquela arrancada inicial para atingir 2, 3 ou 5 mil pessoas. Se a postagem for realmente relevante, muitas dessas 2 ou 5 mil pessoas que receberam vão interagir com ela. Essa interação vai gerar compartilhamentos, curtidas e comentários espontâneos, aumentando naturalmente o alcance dessa postagem.

Com poucos reais você consegue impulsionar essa postagem e ter um resultado muito melhor. Para isso é necessário reservar um orçamento mensal para as ações no facebook e pode ser pouco dinheiro, R$ 5,00 por dia ou da quantia que se tem disponível para investir nessas ações e até mesmo da qualidade das suas postagens. Não adianta ficar patrocinando postagens ruins, que não tem impacto ou pior ainda, que possam ter um impacto negativo.

Utilize esse patrocínio em postagens quando houver realmente um conteúdo relevante para os seus usuários, e se achar interessante, coloque um orçamento cada vez maior. Assim você atingirá muitas pessoas e terá um resultado muito melhor do que ficar esperando que isso aconteça naturalmente.

 

Para contratar um Consultor de Marketing Digital e Mídias Socias e aumentar as sua vendas, ligue (11) 4557-6936 ou adicione no skype: estudiolucmarc.

Marcos Barona é Consultor de Marketing Digital e Expert em Vendas Online. É sócio do Estúdio LucMarc, onde desenvolve também, há mais de 15 anos, projetos de design gráfico e web.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *