seo-entenda-o-googleO Google é conhecido por todos como o maior mecanismo de buscas do Mundo, mas poucas pessoas sabem que ele também oferece dezenas de ferramentas gratuitas que podem ajudar no marketing da sua empresa. Vamos conhecer algumas para melhorar o seo do seu site e entender como elas podem melhorar o seu posicionamento nas pesquisas e também melhorar a sua conversão de vendas.

O Google nos acompanha em quase todos os momentos do nosso dia. 95% das buscas no Brasil hoje são feitas nesse mecanismo de busca. E é possível utilizá-lo desde computadores comuns até as mais recentes tvs digitais, tablets e smartphones.

Tudo o que precisamos procuramos no Google, desde produtos, serviços, informações que precisamos em nosso dia a dia, notícias e atualidades. Atualmente mais de 1 trilhão de páginas são indexadas e isso exigiu que ele também evoluísse com o tempo. Para indexar e organizar tudo isso por ordem de relevância, o Google cria novos algoritmos de tempos em tempos.

Os algoritmos são compostos de complexos cálculos que ajudam a determinar a relevância de uma página ou de um site, e assim determinar quem ficará nas primeiras posições.

Para conseguirmos manter os nossos sites nas primeiras posições precisamos entender bem esses algoritmos, as regras do Google, e também as ferramentas que ele oferece. Durante muito tempo o Google utilizou o pagerank como o principal algoritmo para determinar a relevância de um site.

O pagerank determinava uma nota de 0 a 10 para um site, de acordo com o número de links que ele recebia de outros sites. Cada site que indicava um link para o seu tinha uma pontuação e transferia um pouco dessa pontuação para o seu site através do link juice*. Depois de somados todos os pontos recebidos pelo seu site, o Google fazia uma média geral, estabelecendo então qual seria a sua pontuação.

De acordo com a sua pontuação final esse seria o seu resultado nas buscas dentro das palavras-chave utilizadas pela pessoa que fez a pesquisa. Desta forma, se o seu site tivesse um pagerank 5 e o site do concorrente um pagerank 3, provavelmente o seu site sempre ficaria na frente do site do seu concorrente.

Porém, em 2011 surgiu o Google Panda algoritmo. O objetivo desse novo algoritmo era combater as chamadas “fazenda de links” e “fazendas de conteúdos”. Sites sem nenhuma relevância real para o usuário, mas que ocupavam as primeiras posições dos mecanismos de pesquisa por utilizarem técnicas de SEO (Search Engine Optimizacion).

O Google passou a utilizar também outras formas para melhorar os seus resultados para o usuário e dificultar para aqueles sites que tentam manipular os resultados de pesquisa. Uma dessas estratégias foi a busca local e direcionada por IP e por histórico de navegação, ou seja, a partir de agora quando você faz uma pesquisa o Google direciona a sua pesquisa de acordo com o histórico de buscas, com seu histórico de navegação e até mesmo com a cidade em que você está conectado.

Se você fizer a mesma pesquisa, com o mesmo termo em outra cidade, utilizando inclusive, o mesmo computador, os resultados serão diferentes. Desta forma o link building** deixou de ser importante, pois eu posso ser mais importante regionalmente que um site que tem um pagerank e um link building melhor que o meu, pois o Google começou a considerar o que é importante para o usuário.

Google como ferramenta de Marketing

Compreender como funciona o Google é muito importante para entendermos também como utilizar todos os recursos oferecidos por ele.

Numa estratégia de SEO, enterder tudo isso fará com que o seu site fique bem à frente dos seus concorrentes, ou simplesmente, não apareça.

*Link Juice: é a quantidade de PageRank (força de link ou popularidade) que uma página possui.

**Link building: é um conjunto de estratégias com o objetivo de construir links externos que apontam para determinado site, com a finalidade de influenciar e melhorar a popularidade dele nos mecanismos de busca, além de gerar tráfego.

 

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Marcos Barona é Consultor de Marketing Digital e Expert em Vendas Online. É sócio do Estúdio LucMarc, onde desenvolve também, há mais de 15 anos, projetos de design gráfico e web.

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