SEO

Até hoje ninguém conseguiu desvendar quais os critérios que o google utiliza para posicionar os sites nos resultados das pesquisas. Porém, após alguns anos, testando e fazendo algumas experiências, posso afirmar que alguns fatores levam ao bom posicionamento dos sites utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Esclarecendo o que é SEO: é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.

Isso muda de vez em quando, principalmente quando o Google percebe que tem gente levando vantagem em algum critério, ou quando ele aprimora seu logaritmo para priorizar o usuário que faz a pesquisa em sua página.

 

O Domínio

Domínios mais antigos e que são atualizados constantemente, levam vantagem. Ter a palavra-chave no domínio e trabalhar outros fatores em conjunto também fazem o domínio ter relevância nos resultados do google.

Domínios que foram penalizados são difíceis de serem posicionados. E domínios estacionados (sem atualização há alguns meses) são excluídos do índice do Google.

A autoridade do domínio é um fator de impacto e posicionamento. Essa autoridade aumenta à medida que você recebe visitas de outros sites e que esse sites sejam de qualidade, que não gerem spam.

 

A Página

Alguns fatores são positivos para cada página do seu site, como: a palavra-chave na url, no título, na meta descrição, nas tags H1, H2 e nas demais, e no corpo do conteúdo sem excesso.

Priorize a velocidade de carregamento da página, pois estudos comprovam que páginas que carregam mais rápido geram o dobro de conversões a mais que uma página lenta.

Sempre produza conteúdos exclusivos para o seu site. O Google reconhece e penaliza conteúdos duplicados. As imagens utilizadas nos conteúdos devem ser exclusivas e otimizadas para gerar uma relação com o texto.

Os conteúdos devem ser novos. Fique atento às novidades do seu mercado e faça um texto falando da novidade, e se for o primeiro, ganhará muita vantagem pois o algoritmo analisa esse dado. Se o seu conteúdo for antigo, dê uma atualizada nele, com dados novos e novas informações, aproveitando o posicionamento da página e mantendo o site atualizado.

Utilize links externos no seu texto, mas para sites de relevância. Os links internos para outras páginas do seu site também são muito importantes. Não deixe o usuário depender apenas dos menus ou dos leia mais…

Há alguns pontos negativos que devem ser apontados:

  • Nunca deixe seu programador ou web designer duplicar as metas descrições e títulos das páginas. Cada página deve ter o seu, de forma objetiva e independente. Exagerar nas palavras-chaves nos conteúdos também podem penalizar o seu site.
  • Nas meta keywords, não coloque as palavras-chave utilizadas para ranquear a página, pois isso seria entregar de bandeja os seus objetivos para o concorrente.
  • Existem duas formas de conteúdos qu devem ser evitados a qualquer custo: os conteúdos duplicados e os escondidos. Não há problema em ter algum conteúdo duplicado, desde seja citada a página original. Mas se TODOS os seus conteúdos forem duplicados, prepare-se! O seu site será penalizado. Quanto aos conteúdos escondidos, aqueles que não aparecem para quem está na sua página,aparecem apenas para os robôs do Google, vou repetir o que disse anteriormente: VOCÊ TAMBÉM SERÁ PENALIZADO.

 

O Site

O site, no todo, deve ter um mínimo de fatores positivos para ser bem posicionado.

Por exemplo: ter um bom histórico perante as regras do Google, uma página de contatos e quem somos gera confiança, bem como a de política de privacidade e termos de uso.

Mantenha o site atualizado, e com um bom número de páginas, pois quanto mais páginas você tiver, mais facilmente será encontrado. Faça uso dos arquivos sitemap.xml e sitemap.html para auxiliar os robôs que fazem as varreduras nas páginas nos sites.

A última atualização do Google está priorizando os sites responsivos, ou seja, que se adequam aos smartphones e tablets. Isso aumenta a facilidade para o usuário e torna o site mais amigável.

Os fatores negativos compreendem a inatividade do site por um tempo elevado, equivalente a meses, podem fazer com que o Google retire o site dos seus índices. Não ser responsivo também é negativo, já que o número de usuários acessando com smarthphones e tablets é crescente.

Produza bons conteúdos para que o usuário permaneça mais tempo vendo as páginas do seu site, pois o Google avalia quantas pessoas entram no seu site e quanto tempo ficam em cada página.

 

Resumindo

Esses são alguns fatores que podem fazer o seu site se dar bem nos resultados das buscas. Eles não são oficiais, mas após muitos testes eles se mostraram importantes e confiáveis e devem ser priorizados na construção de um site.

Para aplicar todas as técnicas de SEO, procure um profissional especializado.

 

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Marcos Barona é Consultor de Marketing Digital e Expert em Vendas Online. É sócio do Estúdio LucMarc, onde desenvolve também, há mais de 15 anos, projetos de design gráfico e web.

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