facebook-logoEssas fanpages de utilidade e de informações nós chamamos de fanpages temáticas, ou seja, possuem uma linha editorial, mantendo o foco em um tema específico e uma linguagem específica. Por exemplo, você tem uma academia de musculação, você não deve fazer uma fanpage com o nome da academia, você deve fazer uma fanpage com o tema saúde, fitness, musculação ou algo que remeta a esse conceito de boa forma.

Agora vamos imaginar que você trabalha com um produto voltado para o público feminino. Muitas vezes não existe possibilidade de produzir conteúdo suficiente relacionado ao seu produto, e isso dificulta as estratégias de marketing digital. Então você vai produzir o seu conteúdo voltado para o público feminino.

Imagine uma fanpage chamada Beleza Feminina, onde você publica dicas, artigos, notícias interessantes que atraem e segmentam esse público. Entre uma publicação e outra, você publicará os anúncios dos seus produtos e serviços.

O conceito das fanpages temáticas é o mesmo das mídias de massa. Por exemplo, você não assiste tv para ver propaganda, você assiste tv pela informação ou pelo entretenimento e nos intervalos dessa informação ou desse entretenimento você vê propagandas. Quando você chega em casa, não liga a tv naquele canal de vendas aonde só aparecem propagandas, você quer ver o seu filme, o seu telejornal preferidos, mas acaba vendo a propaganda.

O conceito é o mesmo. Quando você cria uma fanpage, você está criando um veículo de comunicação. Você precisa criar informação e entretenimento para o seu público. Quanto melhor a qualidade do conteúdo que você postar, maior o número de pessoas vão seguí-lo e compartilhar esse conteúdo. Por consequência os seus resultados também serão melhores em termos de convenção de vendas.

 

As fanpages empresariais

Também temos as fanpages empresarias, as institucionais, aquela fanpage que você cria com o nome da sua empresa. Vale à pena fazer isso? Eu diria que nem sempre, até porque quando você já tem a fanpage temática, ela pode levar a logomarca da sua empresa na imagem de capa, como um patrocinador daquela fanpage. Gerenciar várias fanpages pode ser difícil para algumas empresas, que tem poucos recursos ou poucas pessoas disponíveis para fazer esse trabalho. Então uma fanpage temática bem resolvida pode resolver o seu problema, dispensando uma fanpage institucional, da sua marca ou do seu produto. Mas se fizer questão de ter uma fanpage institucional, não tem problema nenhum, pois quanto mais fanpages você tiver mais canais de comunicação e públicos diferentes você vai agregar  para o seu mailing.

Para cada nova fanpage criada deve-se pensar em um público diferente que se quer atingir. Se todas as fanpagens forem direcionadas para o mesmo público, não tem razão de existir. A ideia é ampliar cada vez mais o número de pessoas que recebem as suas mensagens, que acessam o seu site ou o seu blog  e que compartilham as suas informações, aumentando também os seus resultados em conversão de vendas.

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